Corpo Docente
Celeida Laporta
Doutoranda em Inteligencia Artificial PUC/SP. Mestre em Direito, Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela PUC/SP. Analista de Sistemas. Advogada com pós-graduação tributária pela PUC/SP. Coach Empresarial formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Árbitra.
Mediadora extrajudicial e judicial credenciada no Tribunal de Justiça de São Paulo e Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Palestrante e professora de cursos de pós graduação em Gestão de Conflitos. IV Congresso Direitos Humanos Universidad de Valladolid – Espanha, Summer School Siena 2019 – Italia, Curso Theory and Tools of Harvard Negotiation Project 2019 – EUA. Especialização em Mediación pela Universidad Salamanca 2019 – Espanha. Especialização em Práticas em Mediação e Arbitragem pela Universidade Portucalense 2019 – Portugal. Mediadora Credenciada Icfml-IMI Porto/Portugal. Presidente da Comissão Sudeste de Mediação, Negociação e Arbitragem ABA Autora de livros de tecnologia, artigos e coautora dos livros: O Fenômeno da Desjudicialização: uma nova era de acesso a justiça - Ed. Lumen Juris 2018 e Soluções Extrajudiciais de Controvérsias Empresariais v.4 – Ed. Saraiva 2018. Organizadora e coautora: Mediação de Conflitos na Prática: Estudos de Casos Concretos – Ed. Lumen Juris.2019. Autora: ODR Resolução de Conflitos Online – Ed. Quartie Latin.2019.
Camila Manfredini
Bacharel em Direito, Especialização nos Meios Alternativos de Resolução de Conflitos Humanos com docência para o ensino Superior, Extensão Universitária em Direito Processual, advogada, mediadora judicial e extrajudicial. Atuação em diversos procedimentos arbitrais. Experiência adquirida por meio do trabalho desenvolvido com operadoras de planos de saúde, indústrias metalúrgicas, transportadoras, empresas do comércio varejista, companhias aéreas, companhias auxiliares do transporte aéreo, dentre outras. Vice-Presidente da Comissão Sudeste de Mediação, Negociação e Arbitragem ABA. Coordenação de cursos judiciais CS Views Mediação e Arbitragem.
Isamar Figueira
Bacharel em Pedagogia, mediadora judicial e extrajudicial. Supervisora de Mediadoras. Membro do GRUPO PERMANETE DE SUPERVISÃO DO CEJUSC SANTO AMARO. Gestoria e sócia até 2009 Koban Organização de entrada e saída dos funcionários (documentações, viabilização, junto ao banco de conta salário, etc.),.
Curso Mentoring em grupo para mediadores com foco em técnicas e ferramentas da mediação, Curso Direito Sistêmico - Princípios e Práticas da Comunicação Não Violenta Para o Direito Sistêmico e a Resolução de Conflitos. Mediadora e supervisora de mediadores judicial e extrajudicial.
Ivone H. Takahashi Saraiva
Bacharel em Econômia, pós graduada em Planejamento Global, MBA Executivo em Marketing e Governança Corporativa, Coaching Executiva, Life Coachin. mediadora Judicial e Extrajudicial. Conselheira do BDMG – Banco de Minas Gerais, Sócio Diretor da empresa Liver Consultoria e Participações, onde atua como Coach profissional, ,executivo, lifecoaching e team coaching, Consultora da CVM-Comissão de Valores Mobiliários, Mediadora do Corpo Permanente da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas- FGV, Mediadora e Árbitra da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia–CMA-IE, Mediadora do IMAB-Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, Mediadora AD Hoc, Mediadora Internacional certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófono e este reconhecido pelo IMI-International Mediation Institute. Exerce a função de mediadora cívil e de família no Fórum Regional de Santana, no Fórum Regional da Vergueiros-Estado de São Paulo e no Fórum Central do Estado de São Paulo, Cejusc-Saesp, em atividade pró Bono.
Renata Porto Adri
Doutorado e Mestrado em Direito (PUC/SP), advogada e mediadora. Analista Jurídica do Ministério Público. Membro do Instituto Paulista de Direito Administrativo – IDAP presidido pelo Professor Celso Antônio Bandeira de Mello Autora de vários artigos científicos : A mediação e o diálogo eficiente para o ambiente de negócios. Artigo encaminhado para obtenção do Certificado de Mediador de Conflitos – Nível 1 – Módulo Internacional do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML. Junho, 2018. O princípio do devido processo legal aplicável ao processo administrativo tributário e a autonomia do princípio da impessoalidade. In: Figueiredo, Marcelo (Coord.) Novos Rumos para o Direito Público, Reflexões em Homenagem à Professora Lúcia Valle Figueiredo. Coautora. Belo Horizonte: Fórum, 2012, p.359-378.Intervenção do Estado no Domínio Econômico e no Domínio Social, Homenagem ao Professor Celso Antônio Bandeira de Mello. Coordenadoras e Coautoras Priscilia Sparapani e Renata Porto Adri. Prefácio de Carlos Ayres Britto. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2010, pp.145/159 (obra coletiva).
O Planejamento da Atividade Econômica como Dever do Estado. Belo Horizonte: Editora Forum. 2009 (tese de doutorado). Prefácios de Sergio Ferraz e Marcelo Figueiredo. Professora-Assitente do Curso de Especializaçao em Direito PUC. Católica de São Paulo (PUC/SP) de maio de 2007 até dezembro de 2015 na disciplina de Direito Processual Civil
João Augusto Favery de Andrade Ribeiro
Pós-graduado em Meios Alternativos de Solução de Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura. Pós-graduação, extensão universitária em Direito Processual Civil, módulo Execuções - Cogeae PUC/SP. Curso de Iniciação e capacitação de conciliadores e mediadores judiciais - ESA/EPM - coordenação Maria Cristina Zucchi. Treinamento de conciliadores sobre técnicas de conciliação nos juizados especiais. Advogado, mediador judicial e instrutor/supervisor de estágio do Conselho Nacional de Justiça
Valéria Bressam Candido
Doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP, Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Bacharel em Direito, Mediadora integrante da FIMEP, Professora de Ciência Política, Direito Constitucional e Administrativo, Assistente Jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Conciliadora do CEJUSC Guarulhos, autora de diversos artigos científicos.
Alessandra Pinheiro Fachada Bonilha
Bacharel em Direito , Mediadora Judicial e extrajudicial, Especialista em Falência Recuperação Judicial e Reestruturação de Dívidas..
Advogada, com 30 anos de experiência. Atuou em escritório especializado em Falência, Recuperação Judicial e Reestruturação de Dívidas por 18 ( dezoito ) anos. Como advogada elabora estratégias com foco em gestão de conflitos e implementação de Governança Familiar e Jurídico Sucessória para Empresas Familiares.É Mediadora Privada desde o início dos anos 2.000, com diversas capacitações. Entre elas pelo The Center Mediation in Law – Nova York e em Negociação pela Harvard Law School – PON. O foco de atuação está relacionado aos conflitos oriundos das empresas familiares, em especial às questões societárias, de governança corporativa e familiar, além daqueles relacionados à área empresarial.Recentemente intensificou sua atividade na área da mediação voltada à Reestruturação e Recuperação Judicial de Empresas.
Integra a lista de Mediadores das principais Câmaras de Mediação e Arbitragem do Brasil, assim compreendidas: CÂMARA de ARBITRAGEM CIESP/FIESP, CAMCCBC (Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara Brasil Canadá), CENTRO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DO INSTITUTO DE ENGENHARIA, CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresária, CAMES – Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada e CAE – EUROCÂMARAS. Atua como Mediadora Judicial no CEJUSC DO Foro Regional do Butantã na área de Família.Integrante do Comitê Gestor da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2020, responsável por definir as políticas públicas sobre a Conciliação e Mediação no Brasil.Certificada pelo CDP (Conflict Dynamic Profile) para ministrar treinamentos. Trata-se de um instrumento de avaliação que lida com o comportamentos em conflito no local de trabalho e auxilia a melhorar a comunicação em equipe. Co autora de livros e autora de artigos dedicados a gestão de conflitos. Diretora do Conima e membro da Comissão de Mediação da OAB SP e Presidente da Comissão de Mediação da OAB- Butantã.
Ricardo Pereira Junior
Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo/USP (2010). Fellow em Administração Judicial pela Universidade de Londres. Coordenador dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Conciliadores e Mediadores e da Pós-Graduação da área de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Escola Paulista da Magistratura. Professor de pós-graduação. Juiz Titular da 12ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Paulo. Membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo de 2011 a 2022. Juiz Coordenador do CEJUSC Central de 2011 a 2022. Juiz instrutor do Conselho Nacional de Justiça. Presidente do FOCOMESP (Fórum da Conciliação e Mediação do Estado de São Paulo) de 2021 a 2022.