Curso de Capacitação em Mediação Online
Eixos temáticos
-
O Nivelamento e a integração tecnológica. A Mediação eletrônica em ação: modelos vigentes, padrões éticos e protocolos.
-
A Resolução de Conflitos On-line, origens e evolução. Os quatro pilares da resolução on-line: pessoas, processo, problema, TICs
-
O Uso de plataformas virtuais no mundo. As emoções no espaço virtual e os protocolos de gerenciamento.
-
O Uso das salas de mediação e as negociações virtuais. Apresentação dos espaços de trabalho, das ferramentas e de dispositivos.
-
Simulações práticas.
-
Conclusões finais: Espaço interativo de conteúdos teóricos e práticos
Fundamentação
A Resolução de conflitos através de novas tecnologias, o que em inglês é conhecido por "Online Dispute Resolution" (ODR), "Resolução de Conflitos On-line", é hoje em dia considerada uma ferramenta indispensável para adequar-se ao ritmo da Era Exponencial das sociedades contemporâneas. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação permitem gerenciar ambientes virtuais e criar novas experiências para a resolução de conflitos, em vista disso, os profissionais são confrontados com novas linguagens e a outras formas de interação e comunicação. A forma distintiva de trabalho na Rede requer treinamento específico para a realização adequada dos procedimentos. Encontrar a maneira mais conveniente e simples, tirando o máximo proveito das ferramentas disponíveis, bem como a boa comunicação e o gerenciamento de emoções são a chave para expandir com sucesso o campo de aplicação profissional. A familiarização com o meio e o conhecimento das tecnologias e das regulamentações inseridas no campo de trabalho das ODRs significa obter um melhor desempenho como mediador no século XXI.
Objetivo geral
Espera-se que o mediador compreenda os seguintes aspectos do desenvolvimento no meio tecnológico: aprender a conhecer o ambiente e a trabalhar nele; cumprir com o seu papel específico e adaptar-se com as situações derivadas da integração de ferramentas tecnológicas aos processos de resolução de conflitos.
Objetivos específicos
Estimular o desenvolvimento de habilidades tecnológicas para o desempenho do papel de cybermediador Capacitar o mediador a desenvolver uma comunicação on-line que seja prática e efetiva nas salas de mediação virtual.
O curso de CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO ONLINE, é uma parceria entre a CS VIEWS e ODR Latino America, com temas como: nivelação técnica para utilização das ferramentas online, desenhos de sistemas de resolução de conflitos online, tratamento de emoções no ambiente virtual, ética, conceitos da transformação digital e ODR, e simulação de como usar a plataforma online.
O curso objetiva capacitar os profissionais com teoria e prática na mediação online, com avaliação através de questionários, testes e gravação de uma mediação online.
Explorar novas soluções possíveis para os problemas que os profissionais e-mediadores enfrentam diariamente na prática, com a criação de opções nas situações de ambiente virtual.
Reforçar as competências específicas inerentes a um "ser mediador" o qual transcende o papel de um terceiro operador e constitui-se em um "ser competente e ético" quando inserido nos ambientes tecnológicos.
Demonstrar uma postura de comprometimento e neutralidade nos espaços virtuais de acordo com os padrões éticos da ICODR – The Internacional Council for Online Dispute Resolution.
Modalidade: Online
-
Cenário ODR e a sustentabilidade da profissão E-MEDIADOR – Profa. Celeida Laporta - Aulas 1, 2 e 3
-
Integração e Nivelamento tecnológico para cybermediadores –Lic. Pamela Melo - Aulas 4 e 5
-
Entretenimento na sala de mediação da Web - Victoria Cabezas ,Protocolos para mediação online - Celeida Laporta - Aula 6
-
Emoções no ambiente virtual e diretrizes para simulações de mediação online - Dra. Silvana Millan - Aula 7
-
Passado, Presente e futuro de ODR – Prof. Alberto Elisavetsky - Aula 8
-
Os primeiros passos da Mediação Online – Prof. Alberto Elisavetsky - Aula 9
-
Desenho de Sistemas de Resolução de Conflitos Online – Profa. Alicia Millan - Aula 10
-
Padrões Éticos na Mediação Online – Prova. Celeida Laporta - Aula 11
-
Dicas operacionais sobre plataformas ( Zoom, Teams Microsoft e Hangout) -Paulo Laporta - Aula 12
-
12 Horas de disponibilidade para simulação
Total: 30 horas
Certificado
O certificado será entregue aos participantes que finalizarem as aulas, mediante a entrega e aprovação dos cases de simulação, questionários e testes.
Metodologia
-
Aula teórica – prática
-
Padrões éticos e protocolos para elaboração da mediação online
-
Estudos de casos
-
Gravação e simulação de mediação online
-
Trabalhos em grupos
-
Trabalhos individuais
-
Análise de textos, vídeos, etc.
-
Exercícios (questionários e testes)
Monitoria
O curso comporta monitoria online dedicada aos alunos para apoio e dúvidas.
Fundamentação Metodológica
A metodologia teórico-prática e a sequência das unidades de conteúdo correspondem à necessidade de conhecer e nivelar as habilidades tecnológicas e o conhecimento prévio de cada participante em relação ao ambiente virtual. O desenvolvimento teórico introduz os espaços virtuais específicos da profissão, abrangendo suas origens, evolução e estado atual. Também, investiga aspectos emocionais e comportamentais. Por fim, a avaliação objetiva o controle eficaz em um ambiente de simulação para uma melhor assimilação dos conteúdos vistos.
Responsável acadêmico
Prof. Alberto Elisavetsky
Profa. Celeida Maria Celentano Laporta