Buscar
  • CS VIEWS

Mediação de Conflitos - Experiências vividas com Maristela Hurtado



Ao buscar a mediação, as pessoas envolvidas visam resolver o conflito que as atinge, porque não suportam mais as pressões psicológicas e/ou financeiras que começam a enfrentar, as quais causam discussões demoradas sobre as causas objetivas do conflito.


Essa convicção levou-me a querer dividir uma experiência fantástica que tive usando a Câmara de Mediação, obviamente seguindo os princípios basilares da Mediação que é o sigilo, o nome das pessoas e instituições, e demais detalhes que envolvem o conflito, serão ocultados, a fim de impedir a identificação de seus autores.


Assim, relato abaixo o primeiro caso que gostaria de compartilhar, ocorrido na área social em que busquei ajuda na CSViews, juntamente com a mediadora, Dra. Celeida Celentano Laporta, profissional de grande competência.


Trata-se de um conflito envolvendo a revolta da nossa Comunidade contra o antigo Pároco que extrapolou todos os direitos, promovendo um tratamento hostil e desrespeitoso para com os paroquianos, sobretudo com as idosas zeladoras da Paróquia.


Mediante a tamanha injustiça, porque ninguém, merecem passar por tamanha humilhação e desprezo e revoltada com a situação, procurei a Dra. Celeida Celentano, pedindo que intermediasse a situação critica e nos ajudasse a sair da crise.

Informei que as autoridades eclesiais já tinham sido informadas de que o pároco: não rezava missas, mantinha a igreja fechada e expulsou por carta vários mantenedores da paroquia; mas que não tinham tomado providencia em prol da solução do conflito.


Segundo o livro do Direito Canônico que: ** Os padres têm a missão de ensinar o caminho certo; de colaborar com a santificação do Povo de Deus e de governar com justiça a comunidade que lhe é confiada. *** (Missão do Clero)


Numa paróquia, por exemplo, o sacerdote é convidado a presidir a comunidade dos fiéis, incentivando a participação de todos. Vale ressaltar que: O assédio moral e psicológico é um fenômeno invisível, mas, global, é um dos piores problemas que tem surgido dentro de empresas e lamentavelmente dentro da igreja e tem chamado a atenção pelos danos que provoca, mas, que precisa ser combatido e denunciado.


As atitudes deste pároco magoou, chocou a comunidade e resultou num pedido de substituição imediata, muito bem elaborado pela Dra. Celeida que entrou em campo como mediadora e resolveu o problema.


Quero registrar a nossa gratidão máxima ao desempenho da Dra. Celeida a busca do consenso e recomendar veemente a todos que utilizem a CSViews.


Essa minha experiência mostra o quanto é rico e eficaz o processo da Mediação.


Maristela Hurtado

131 visualizações